Sobre o NERI

             O NERI é o Núcleo de Estudos de Relações Internacionais, cujo propósito é incentivar a pesquisa e o estudo em temas de Relações Internacionais. O NERI procura estudar abordagens pouco discutidas no curso e também mostrar a aplicação prática dos conceitos aprendidos em aula. Há a busca pelo debate de idéias e pela formulação de um pensamento crítico.
            As principais atividades realizadas pelo NERI desde sua criação foram grupos de estudos, bate-papos, uma simulação de resolução pacífica do conflito colombiano e um concurso de artigos.
            Em 2007, o NERI organizou o 1º Simpósio Nacional de Pesquisa na Graduação em Relações Internacionais. O evento buscou incentivar e mostrar as pesquisas que são feitas em Relações Internacionais pelos alunos de graduação e contou com a participação de cerca de 200 estudantes de universidades de diferentes cidades do país (Belo Horizonte, Blumenau, Brasília, Campinas, Curitiba, Franca, Goiânia, João Pessoa, Marília, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos e São Paulo).
            O NERI infelizmente passou um tempo desativado, mas foi refundado em 2010, com um novo projeto e foco. O NERI tem como proposta atual criar e coordenar grupos de estudos que estudem temas importantes das relações internacionais num contexto regional. No futuro, pretende-se que os grupos realizem um evento em conjunto para comparar as diferenças que um tema pode ter se contextualizado regionalmente.
Grupo de Estudos do Leste e Sudeste Asiático :China, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Japão e países da ASEAN
            Foi o primeiro grupo de Estudos criado e coordenado pelo NERI nessa nova fase. O grupo estudou durante o ano de 2010 a questão da segurança na região, e no segundo semestre a política externa dos principais países. Em 2011, os temas estudados foram direitos humanos no primeiro semestre e economia no segundo semestre. Em 2012, no primeiro semestre foi estudado a política interna dos países.
       Grupo de Estudos do Sul Asiático:Índia, Paquistão, Afeganistão, Nepal, Sri Lanka, Butão e Bangladesh
            Foi o segundo grupo coordenado pelo NERI, tendo como foco essa região do planeta, mas dando preferência ao estudo de três desses países: Índia, Paquistão e Afeganistão.Em 2011, o tema do primeiro semestre foi Segurança, e o segundo semestre foram estudados aspectos da cultura e da sociedade dos países da região. Em 2012 no primeiro semestre, o tema foi política interna dos países.
       Grupo de Estudos da Ex-URSS: Rússia, Ucrânia, Letônia, Lituânia, Estônia, Moldávia, Bielorrússia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Casaquistão, Quirguistão,Turcomenistão, Tadjiquistão e Uzbequistão

Foi o terceiro grupo coordenado pelo NERI, com um grande foco na Rússia.Em 2012, o tema do primeiro semestre foi política interna dos países.